• Be Positive!

    Este espaço tem como destinatários toda a comunidade educativa, concretamente, professores, alunos, encarregados de educação e todas as empresas que compõem o nosso tecido empresarial. Pretendemos partilhar experiências positivas centradas no tema "Cursos Profissionais de Informática", que vão desde a reflexão acerca da nossa vivência como educadores à partilha de materiais e recursos didácticos. Queremos enriquecer este espaço e enchê-lo de energia positiva, contamos para isso com o vosso testemunho e contributo.

A Escola como organização

Cartoon escola como organizaçãoA escola é uma organização complexa e em permanente mudança, como em todas as organizações o seu bom ou mau funcionamento depende das interacções entre as diversas forças participantes, a estrutura em si pode ser dividida em 3 grandes grupos: Estrutura física, administrativa e social. A escola no nosso país sempre teve uma grande importância, não só por motivos educacionais mas também em termos profissionais (dando emprego a milhares de pessoas), e políticos servindo muitas das vezes de bandeira dos governos ou de arma de arremesso das oposições.

            Como organização que é, cada escola possui uma cultura organizacional própria normalmente composta por várias subculturas que interagem entre si. Essa cultura ou estrutura de funcionamento está assente em dois vectores que influenciam o clima organizacional e a satisfação dos intervenientes, o primeiro vector tem a ver com o tipo de liderança que vai desde autocrático a permissivo e o segundo vector com o grau de satisfação dos seus profissionais (professores e funcionários). Do cruzamento dos dois vectores podemos determinar o clima existente na escola; assim encontramos quatro vértices opostos sendo que no primeiro encontramos uma direcção que não tem em conta a opinião dos professores e em que o descontentamento dos destes é elevado; no segundo vértice temos uma direcção que actua de forma condescendente para com os docentes sendo a motivação baseada num sistema de recompensas e castigos; um terceiro vértice onde a direcção tem confiança nos professores e onde existe um moderado nível de envolvimento dos mesmos e consequente aumento da sua satisfação; por fim o último vértice onde a direcção tem confiança total nos professores e os mesmos participam activamente na organização da escola mantendo assim um elevado grau de participação e de satisfação.

            É portanto essencial que exista uma permanente e eficaz comunicação entre todos os intervenientes da organização escola, para que seja cumprido uma formação de qualidade.

 

A.M.Ricarte

2 Respostas

  1. Já estivem em várias escolas e realmente a cultura de cada uma interfere muito com a maneira que cada professor faz o seu trabalho.

  2. É essencial em qualquer organização que haja uma avaliação interna e a auto-regulação, só assim é possível obter um elevado nível de satisfação, a todos os níveis, de todos os elementos da comunidade educativa.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: