• Be Positive!

    Este espaço tem como destinatários toda a comunidade educativa, concretamente, professores, alunos, encarregados de educação e todas as empresas que compõem o nosso tecido empresarial. Pretendemos partilhar experiências positivas centradas no tema "Cursos Profissionais de Informática", que vão desde a reflexão acerca da nossa vivência como educadores à partilha de materiais e recursos didácticos. Queremos enriquecer este espaço e enchê-lo de energia positiva, contamos para isso com o vosso testemunho e contributo.

Algoritmia – O LOGO

A minha abordagem à algoritmia consistia em resolver problemas inspirados na rotina diária dos alunos ou dos seus familiares, do tipo “trocar uma lâmpada”, “estrelar um ovo”, “trocar um pneu furado”, etc. Confesso que os resultados eram pouco satisfatórios mas não conhecia formas diferentes de abordar esta temática.

Conversando com um conhecido, que estudou programação nos Estados Unidos, tomei conhecimento que este iniciara o estudo da algoritmia, utilizando aplicações baseadas na linguagem de programação LOGO.

Logo que tive oportunidade pesquisei sobre o assunto e fiquei fascinada com a simplicidade destas aplicações. Os alunos iriam poder utilizá-las, e de forma intuitiva iriam aprender noções de algoritmia.

Preparei uma apresentação em PowerPoint e coloquei este recurso em prática. Devo dizer-vos que foi um sucesso. De uma forma simples e intuitiva, em poucas aulas transmiti aos alunos noções de estruturas repetitivas, de procedimentos, de procedimentos que recorrem a outros procedimentos, etc.

Lamentei o facto de não ter tido conhecimento desta ferramenta mais cedo, decidi por isso partilhar a experiencia convosco. Façam o download de uma destas aplicações e utilizem-nas, são gratuitas. A que utilizei com os meus alunos foi o Superlogo. Podem recolher informações e fazer o download desta aplicação neste link http://projetologo.webs.com/slogo.html. Deixo-vos também o primeiro PowerPoint que fiz para os alunos.

Digam-me o que acharam deste recurso, e se já o utilizaram partilhem connosco os resultados obtidos.

Conceição Pereira

5 Respostas

  1. Conheço referências muito positivas ao Logo, mas nunca o usei. Vou testar.

  2. Olá São, obrigada pela dica desta linguagem de programação. Este ano também estou a dar linguagens de programação. Não conheço o LOGO mas vou testar e depois digo-te qual foi o resultado.

  3. Parece-me uma aplicação extraordinária.
    Eu costumo utilizar o scratch mas é um pouco mais infantil. Neste as diferentes instruções encaixam umas nas outras como se de um lego se tratasse. http://scratch.mit.edu.

    • Desculpe, o texto de introdução está na prespectiva otimista mas quanto á aplicação exige um coeficiente acima da média.

      • Boa tarde!

        A aplicação pode ser trabalhada em muitas vertentes, eu utilizei-a para dar a noção de algoritmo, de ciclo de repetição e de procedimento, e usei exercícios muito básicos, como por exemplo, fazer um quadrado.

        São

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: