• Be Positive!

    Este espaço tem como destinatários toda a comunidade educativa, concretamente, professores, alunos, encarregados de educação e todas as empresas que compõem o nosso tecido empresarial. Pretendemos partilhar experiências positivas centradas no tema "Cursos Profissionais de Informática", que vão desde a reflexão acerca da nossa vivência como educadores à partilha de materiais e recursos didácticos. Queremos enriquecer este espaço e enchê-lo de energia positiva, contamos para isso com o vosso testemunho e contributo.

Programação

É um facto incontestável que os nossos alunos têm muitas lacunas na sua formação de base: poucos ou nenhuns hábitos de leitura, poucos ou nenhuns métodos de trabalho, poucos ou nenhuns hábitos de estudo. Dormem pouco, passam horas no computador a utilizar aplicações de interacção social, do tipo Hi5 e facebook, mensageiros e jogos. O que os motiva são os media, percebe-se porquê, eles nasceram na era da informação.

Outro facto incontestável é a grande dificuldade que os alunos têm para apreender a introdução à programação, a lógica de programação, a algoritmia.

É preciso motivar os alunos para esta área.

Conceição Pereira

3 Respostas

  1. acho a abordagem deste tema bastante pertinente. Na verdade há áreas do conhecimento que é preciso trabalhar mais e melhor

  2. Creio que o vosso Portfolio traz achegas importantes para esta melhoria: começar do problema para a teoria e técnica necessárias… usar o Logo… divulgar os produtos dos alunos, aumentando a auto-estima de quem é citado e suscitando a emulação…

  3. Também me parece incontestável que os nossos alunos têm muitas lacunas na sua formação de base, mas o que me parece ainda mais grave é que essas lacunas se mantenham pela vida fora, nos diferentes ciclos de escolaridade que frequentam e, em muitos casos, mesmo depois de sairem do sistema de ensino.

    O que os motiva são os media porque não dá muito trabalho, não os obriga a pensar, a filtrar a informação, a tomar atitudes de forma consciente e responsável.

    De facto, os hábitos que vão assumindo são poucos ou nenhuns. Dormem pouco porque não se lhes exige responsabilidade.

    Talvez nunca tenha sido tão necessário saberem ler, escrever, interpretar, analisar, sintetizar, …, como na era em que nasceram, mas são acções que ficam no final da lista das prioridades diárias.

    Acrescentaria ainda que, hoje em dia, os alunos têm grande dificuldade para aprender, não porque tenham menos capacidade, mas porque o sistema é excessivamente permissivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: