• Be Positive!

    Este espaço tem como destinatários toda a comunidade educativa, concretamente, professores, alunos, encarregados de educação e todas as empresas que compõem o nosso tecido empresarial. Pretendemos partilhar experiências positivas centradas no tema "Cursos Profissionais de Informática", que vão desde a reflexão acerca da nossa vivência como educadores à partilha de materiais e recursos didácticos. Queremos enriquecer este espaço e enchê-lo de energia positiva, contamos para isso com o vosso testemunho e contributo.

A educação é para todos…..

Educar significa intervir no desenvolvimento de outra pessoa. A educabilidade significa que as pessoas podem fazer um percurso do pior para o melhor. E aqui o Professor tem um papel fundamental, pois é alguém que está intencionalmente e profissionalmente a influenciar o caminho de outro. Deve manter uma postura positiva e acreditar que todos são capazes de ser educados, e deve ter uma enorme responsabilidade ética.

O aluno enquanto sujeito da aprendizagem, deve ser o autor, o protagonista da sua vida, tentando compreender o mundo à sua volta e tomar as suas decisões construindo assim o seu próprio destino.

A educação é muito mais que instruir, é a instrução e formação durante toda a vida. É este o conceito de educação preconizado pela UNESCO para o século 21: “A Educação é para toda a vida e para todos”.

A bagagem escolar está cada vez mais pesada e infelizmente menos adequada às necessidades actuais, por isso torna-se necessário promover uma actualização contínua.

A educação é o factor determinante para o desenvolvimento humano, e visa o Homem como um todo, porque são todas as dimensões do ser humano que se pretendem desenvolver. Pretende-se atender a todos os pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a viver com os outros e aprender a empreender.

Segundo Revoul “Uma educação bem conseguida é aquela que sendo incompleta, consegue provocar no sujeito o desejo de a completar”. Desta definição eu concluo que a educação bem sucedida, nunca é uma educação completa, porque estamos sempre a aprender. De facto, ninguém tem a escola toda, é necessário criar as condições para se ser educável a vida toda. A sociedade deve organizar-se numa perspectiva de mudança permanente e de constante adaptação.

O que interessa realmente é promover a educação independentemente de esta ser no ensino regular ou nos cursos profissionais – tudo isto é irrelevante. O que realmente importa é que o panorama está a mudar radicalmente e nós temos de nos adaptar rapidamente, e neste contexto os cursos profissionais surgem como uma alternativa real de aprendizagem. Mas note-se que enquanto alternativa não significa de modo algum uma segunda escolha, é antes uma opção eficaz, certa e que tem a sua razão de ser!

Elsa Marques

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: