• Be Positive!

    Este espaço tem como destinatários toda a comunidade educativa, concretamente, professores, alunos, encarregados de educação e todas as empresas que compõem o nosso tecido empresarial. Pretendemos partilhar experiências positivas centradas no tema "Cursos Profissionais de Informática", que vão desde a reflexão acerca da nossa vivência como educadores à partilha de materiais e recursos didácticos. Queremos enriquecer este espaço e enchê-lo de energia positiva, contamos para isso com o vosso testemunho e contributo.

Ser professor(a) de Informática

Por ser uma pessoa que por natureza gosto de conviver e conhecer pessoas novas e diferentes, a docência é um verdadeiro desafio, pois para além de poder ajudar os alunos a enriquecerem os seus conhecimentos, ser-me-á também possível conhecer pessoas de diferentes áreas, com diferentes personalidades e diferentes formas de estar na vida.

Assim sendo, a Escola, o meio escolar e a comunidade escolar, mais especialmente, tem sido para mim uma forma de enriquecimento pessoal e profissional muito interessante e recompensador.

Tendo já conhecimento prévio de todos os conteúdos leccionados concluí que afinal o que sabia era muito pouco e de longe seria o suficiente para o poder passar para os alunos, ainda por cima numa área que se encontra em constante mutação e onde nós, professores, sentimos necessidade de nos actualizarmos quase diariamente.

Tornou-se então e, desde logo evidente, a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos, de acordo com as necessidades da turma e tentando sempre adaptar os conteúdos à mesma e ao meio envolvente.

Como diz a velha máxima “Todos diferentes. Todos iguais.”, pois apesar de serem todos alunos, cada um é diferente do outro. Aqui surge a necessidade de adaptação. Adaptação de conteúdos, de linguagem, de abordagem e até mesmo de esclarecimento de uma mesma dúvida a diferentes alunos.

Este é mais um dos desafios que temos de enfrentar na carreira de docente (se queremos ter algum sucesso), quando o fazemos por gosto e não por obrigação, pois em cada ano os alunos são outros, as necessidades e os desafios também.

O facto de me deslocar diariamente para a escola e transmitir algo novo a um grupo de adolescentes com sede de aprender, tem sido para mim bastante gratificante e enriquecedor pois o conceito de ensino/aprendizagem tem-se verificado de forma recíproca, uma vez que todos os dias também eu aprendo algo de novo.

Elsa Marques

3 Respostas

  1. Não sou professora de informática, mas hoje todos nós, professores, somos aprendizes e “ensinantes” nesta área. Com o uso cada vez mais frequente das novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem e com a sede de aprender dos nossos alunos, nesta área, não podemos estagnar. Mesmo esta área disciplinar está em constante evolução.

  2. ola eu o professor de informática no colegio , gostaria ter mais conhecimentos de informática nao sei como e quais sao os programa

  3. ola gostaria de saber mais de informática

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: