• Be Positive!

    Este espaço tem como destinatários toda a comunidade educativa, concretamente, professores, alunos, encarregados de educação e todas as empresas que compõem o nosso tecido empresarial. Pretendemos partilhar experiências positivas centradas no tema "Cursos Profissionais de Informática", que vão desde a reflexão acerca da nossa vivência como educadores à partilha de materiais e recursos didácticos. Queremos enriquecer este espaço e enchê-lo de energia positiva, contamos para isso com o vosso testemunho e contributo.

Tempo útil

O tempo, que me parece sempre pouco, leva-me a partilhar convosco a minha angústia e a solicitar a vossa colaboração.

Ao longo do meu percurso lectivo não houve um único ano em que não tivesse que preparar materiais novos para as diferentes disciplinas que iam surgindo devido às sucessivas reformas ocorridas desde os primórdios dos cursos tecnológicos aos actuais cursos profissionais.

Acresce a isso a tarefa de me actualizar, a cada dia que passa actualizações de software acontecem, novos softwares aparecem no mercado, novas plataformas de desenvolvimento de aplicações vão surgindo, novas arquitecturas de hardware, etc.

Acrescem ainda as tarefas que a escola reserva sempre para os professores de informática.

Todos os anos penso o mesmo, “este ano vou fazer tudo na escola, não levo trabalho para casa”. Até agora não consegui cumprir este promessa que ano a ano faço a mim mesma. O tempo para dar assistência à família e o tempo que preciso para mim vão sendo cada vez mais curtos.

Vou deixar-me de lamechices porque vai contra o lema deste espaço e eu não sou pessoa para cruzar os braços. Este não é o caminho a seguir, é tempo de procurar soluções.

Uma solução que me parece viável é começar por arranjar um grupo de inconformados, como eu, que queira tornar o seu tempo mais útil. Temos as tecnologias, então porque não tiramos partido delas. Porque é que andamos todos a fazer o mesmo e não partilhamos o que temos, principalmente, os recursos didácticos que utilizamos e que deram frutos.

Conceição Pereira

3 Respostas

  1. Uma proposta motivadora, a aplaudir sem reservas! A partilha é a chave do progresso social e cultural, não é? Porque não nos empenhamos nela a cada passo?

  2. Todos teremos a ganhar com a aquisição de hábitos de partilha de materiais. É precisamente neste ponto que encontro grandes vantagens no desenvolvimento de portfólios digitais. Se cada professor tiver o seu, devidamente organizado, saberá quais os que resultaram melhor, e como tal merecem ser partilhados, e os que resultaram menos bem, e por isso mesmo terão que ser revistos.

  3. Sei perfeitamente de que fala… Sendo este o meu quarto ano ano no ensino já leccionei Sistemas de Informação, Sistemas de Multimédia, TIC 10º Ano, Bases de Programação 11º e 12º anos, Tecnologias de Informação 11º e 12º anos, Informática de Iniciação, Desenvolvimento e Aprofundamento e estou/vou leccionar, este ano, UFCDs do ensino Secundário, nomeadamente Outlook e Project e, UFCDs do nível básico. Tenho “gasto” muito tempo na procura e preparação de materias e, concordo plenamente com esta ideia, desde que haja mesmo uma partilha/troca de materias…. Todos os meus materiais já foram partilhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: